https://www.reclameaqui.com.br/empresa/brazil-copos/

https://www.reclameaqui.com.br/empresa/brazil-copos/

domingo, 31 de outubro de 2010

Lula vota e diz que Serra sai ‘menor’ da eleição

presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo, após votar em São Bernardo do Campo (SP), que o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, sai “menor” da campanha, em razão do que classificou como “postura agressiva” do tucano durante o período eleitoral. Lula, que a menos de sete horas para o encerramento da votação já dava como certa a vitória de Dilma Rousseff (PT), acusou os adversários tucanos de “esculhambar” a sua candidata à sucessão e de usar a campanha para tentar criar “uma consciência preconceituosa contra as pessoas”, sobretudo as mulheres.

Foto: Futurapress
Presidente da República votou hoje em escola de São Bernardo do Campo (SP)
Leia também

“Essa campanha foi muito mais violenta de uma parte para outra. Eu sinceramente acho que o candidato Serra sai menor dessa campanha. Sai menor. Porque a agressividade deles à companheira Dilma Rosuseff é uma coisa que eu imaginava que já havia terminado na política brasileira”, disse o presidente a jornalistas. “Eu fui candidato cinco vezes. Das cinco vezes eu perdi três e vocês nunca me viram com a agressividade que teve nessa campanha. Nunca.”
Em tom de desabafo, o presidente recorreu a uma expressão criada pelo escritor George Orwell em “A Revolução dos Bichos” para dizer que, “embora a gente more num País em que a Constituição diga que todos são iguais perante a lei, têm uns mais iguais que outros”. “E as mulheres ainda não são respeitadas na sua totalidade. Não é respeitada na questão do salário, das oportunidades. E o preconceito na política foi demonstrado agora”.
Segundo o presidente, houve, durante a campanha, uma politização de temas religiosos que supostamente visava atingir a candidatura petista. Entre os momentos mais polêmicos do período eleitoral estava a discussão sobre a legalização do aborto no País. Dilma, por exemplo, foi acusada por adversários de ter posição dúbia em relação à questão e passou a ser alvo de lideranças religiosas que, por meio de pregações e panfletos, pediam para que os fieis não votassem na ex-ministra.
“É coisa delicada o que aconteceu na campanha. Na questão da disseminação do ódio, do preconceito. Isso é coisa grave. Terminadas as eleições, os partidos políticos vão ter que fazer uma reflexão do que aconteceu. As igrejas vão ter que pensar o seu papel. Porque acho que muita gente usou e abusou do direito de vender inverdades”.
Vitória assegurada
Dizendo que se baseava apenas nas projeções apontadas pelas pesquisas de intenção de voto, o presidente deixou a cautela de lado durante a entrevista e em diversas ocasiões tratou a sua candidata à sucessão como futura presidente.
“Vou discutir com a Dilma muitas coisas. Agora, ela vai tomar posse dia 1º de janeiro. E, no dia 1º de janeiro, eu desembarco, vou pra terra e ela continua guiando nosso barco”, previu. Segundo o presidente, Dilma não terá problemas para acomodar interesses de aliados, como o PMDB, em uma eventual administração porque aprendeu em oito anos como funciona num governo “republicano” de coalizão.
Ao falar sobre seu futuro após o dia 1º de janeiro, quando entregará a faixa presidencial para o seu sucessor, Lula afirmou que “não existe nenhuma possibilidade de um ex-presidente participar de um governo de um futuro presidente”. E justificou: “Penso que a Dilma eleita precisa construir um governo que seja a cara dela, o jeito dela. Tem que ter pessoas em quem ela confie, pessoas que ela possa colocar e pessoas que ela possa tirar. E a um ex-presidente da Republica só cabe torcer para que a Dilma faça mais do que eu fiz, que ela consiga fazer mais escolas, fazer mais saúde, mais empregos do que eu fiz”.
Lula disse ainda ter deixado para a sucessora “todas as grandes coisas de infraestrutura mais ou menos delineadas” e citou as obras do PAC 2, da Copa do Mundo e das Olimpíadas. “Ela vai ter que pensar as coisas novas que ela quer fazer, e dar sequência nas coisas de infraestrutura
http://www.xfm.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

www.xfm.com.br