Radio XFM 98,9 Direto do Forum de Itapecerica da serra, Sete jurados estão reunidos para decidir o futuro de Marcos Roberto Bispo dos Santos, primeiro dos acusados a ser julgado no caso Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André (SP). O veredicto deve ser anunciado na próxima hora desta quinta-feira (18). Acusado pelo assassinato ocorrido em 2002, Bispo está foragido, mas o júri popular acontece mesmo sem sua presença no Fórum de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. Ele é julgado por cinco mulheres e dois homens.
O júri teve início diretamente pelos debates, às 10h30, depois que a defesa abriu mão da única testemunha prevista para ser ouvida. Defesa e acusação apresentaram seus argumentos em duas horas, com direito a réplica e tréplica de uma hora cada. Em seguida, os jurados se reuniram na sala secreta, onde decidem o futuro do réu.
Eles devem responder “sim” e “não” a questões formuladas pelo juiz, relacionadas à materialidade, autoria e qualificadoras do crime. Os jurados também devem dizer se acreditam haver atenuantes. Com base no veredicto, a pena será dosada pelo juiz Antonio Augusto Galvão de França Hristov, da 1ª Vara de Itapecerica. Pelas novas regras do júri, o resultado da votação é sigiloso.
O júri pode ser decisivo para os demais acusados pelo crime. Ao todo, sete respondem pelo homicídio do ex-prefeito.
Bispo é acusado por homicídio duplamente qualificado: por motivo torpe, almejando recompensa, e com emprego de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. A pena para homicídio doloso vai de 12 a 30 anos.
Veja a seguir os quesitos sobre o crime:
1 – Celso Augusto Daniel faleceu em decorrência de lesões corporais causadas por disparos de arma de fogo, descritas no laudo de exame necroscópico?
2 – Entre os dias 18 e 20 de janeiro de 2002, em ações que se iniciaram na cidade de São Paulo e atingiram seu momento consumativo nesta Comarca de Itapecerica da Serra, terceiras pessoas efetuaram disparos de arma de fogo contra a vítima Celso Augusto Daniel, causando-lhe esses ferimentos?
3 – O réu Marcos Roberto Bispo dos Santos concorreu para a prática do crime, na medida em que participou do arrebatamento da vítima, a qual foi levada até um cativeiro, lá permanecendo por cerca de 24 horas, quando então foi morta?
4 – O júri absolve o réu?
5 – O fato foi praticado mediante o pagamento de quantia não especificada?
6 – O fato foi praticado com a utilização de recursos que impossibilitaram a defesa da vítima, eis que essa foi entregue, mediante dissimulação, por um dos agentes aos demais, a maioria comporta por criminosos de alta periculosidade, fortemente armados?
Os debates
O promotor Francisco Cembranelli afirmou que Celso Daniel morreu porque pretendia deter o enriquecimento pessoal, fruto de corrupção, dos envolvidos em um escândalo de fraude e propina na Prefeitura de Santo André (SP). Segundo ele, o prefeito era conivente com os desvios até o momento em que os envolvidos passaram a enriquecer às custas das propinas, e não só a abastecer os caixas do Partido dos Trabalhadores. O promotor negou se tratar de um crime comum. “Para aqueles que almejavam o enriquecimento ilícito, Celso Daniel passou a ser um estorvo”, disse.
Em seguida, Adriano Marreiro dos Santos, advogado do réu, defendeu a primeira versão apresentada pela Polícia Civil, de que Celso Daniel teria sido morto por engano, após uma ordem mal interpretada por um dos comparsas da quadrilha que o sequestrou. “A polícia até hoje descredita as investigações do Ministério Público”, atacou. Ele baseou a defesa nas divergências entre policiais e promotores. Durante a fase de investigações, as duas hipóteses foram aventadas para explicar a morte de Daniel.
Histórico
O ex-prefeito foi encontrado morto em 20 de janeiro de 2002, em uma estrada de terra em Juquitiba (SP), com marcas de tortura e alvejado por oito tiros. Ele havia sido sequestrado dois dias antes. Celso Daniel e o assessor Sérgio Gomes da Silva, conhecido como Sombra, haviam jantado em um restaurante em São Paulo e voltavam para Santo André em uma Pajero blindada.
No caminho, o carro foi interceptado, e o prefeito foi levado por sete homens armados. Para o Ministério Público, o sequestro foi simulado pelo empresário, que encomendou a morte do amigo. Gomes da Silva, que responde em liberdade, nega a acusação e afirma também ter sido vítima.
Envolvidos no caso foram mortos ao longo da investigação. Por medo de represálias, familiares de Celso Daniel se mudaram para a França. Em abril, o irmão do ex-prefeito, Bruno José Daniel Filho, reclamou, em carta, da demora no julgamento, que só foi determinado em março deste ano.
Também são acusados pelo crime, sem previsão de julgamento porque aguardam recurso, José Edson da Silva, Elcyd Brito, Ivan Rodrigues (o Monstro, apontado como chefe da quadrilha), Itamar dos Santos e Rodolfo Rodrigo Oliveira. A ação contra Sombra corre separada, por homicídio triplamente qualificado.
Todos estavam presos desde 2002. Em março, o STF (Supremo Tribunal Federal) concedeu habeas corpus a três réus em razão da demora no processo. Apenas Marcos Roberto Bispo dos Santos foi solto, já que os outros tinham prisões decretadas por outros crimes. Elcyd fugiu do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Pacaembu (603 km de São Paulo) em agosto.
Envolvidos que morreram ao longo das investigações
Dionísio Aquino Severo - Suposto sequestrador de Celso Daniel e uma das principais testemunhas no caso, foi morto por uma facção rival antes de ser ouvido sobre o crime
Sergio 'Orelha' - Teria escondido Dionísio após o sequestro. Foi fuzilado em novembro de 2002
Otávio Mercier - Investigador da Polícia Civil que telefonou para Severo na véspera da morte de Daniel, foi morto a tiros em sua casa
Antonio Palácio de Oliveira - O garçom que serviu Celso Daniel na noite do crime morreu em fevereiro de 2003 após ser perseguido em sua moto
Paulo Henrique Brito - Testemunhou a morte do garçom e foi morto com um tiro nas costas, 20 dias depois
Iran Moraes Redua - O agente funerário foi o primeiro a identificar o corpo de Daniel e chamou a polícia. Morreu com dois tiros em novembro de 2004
Carlos Alberto Delmonte Printes - Médico-legista que constatou indícios de tortura ao examinar o corpo de Daniel
Direto da Redação radio XFM 98,9
O estúdio do Terra TV, onde parte da transmissão online será feita, já está quase pronto para a festa de sábado (20)
Faltando menos de três dias para o Planeta Terra Festival, o Playcenter, local do evento, começa a ficar com a cara do festival. Ao passar pela entrada da equipe de montagem na tarde desta quarta-feira (17), no portão 6 do parque, pode-se ver que o Gilette Hands Up o/ Indie Stage já está quase pronto. As caixas de som já foram erguidas, os telões estão montados, e a estrutura para a iluminação estava sendo erguida.
Ouça a rádio do Planeta Terra grátis no Sonora
Caminhando entre os brinquedos do Playcenter vemos que os caixas e a estrutura dos bares também estão quase prontos, com as placas indicando os preços dos comes e bebes sendo colocadas. Um pouco mais a frente está o estúdio da Terra TV, que vai transmitir o Planeta Terra 2010 ao vivo em alta definição. A estrutura já está pronta e os equipamentos estão sendo montados.
Projeções no Sonora Main Stage
Ao chegar à área do Sonora Main Stage o que chama a atenção é o tamanho do palco, que também está com a estrutura pronta. São 69 metros de comprimento e 24 de altura, e uma enorme tela branca é estendida nas laterais, onde serão projetadas imagens dos show audiovisual, que vai animar os intervalos dos shows. No meio do estacionamento do Playcenter, que serve de pista, sobe a torre de onde as imagens serão projetadas.
A movimentação das equipes de montagem das estruturas, dos equipamentos de som e da produção em geral é intensa, apesar da ameaça de chuva. Carrinhos elétricos como os que retiram jogadores contundidos do campo em grandes estádios, são usados para chegar rápido de um ponto a outro do parque.
No backstage, a área dos camarins já está com os nomes das bandas na porta de cada módulo. A equipe da Gabisom, empresa responsável pelo sistema de som de 600 mil watts de potência, começa a descarregar carretas lotadas de caixas pretas. Na lateral da pista, a área VIP começa a tomar forma. E no fundo da pista, coberto por um grande pano preto, está o busão Nokia, onde o vencedor da promoção da Nokia vai receber os amigos que convidar.
As equipes vão continuar trabalhando 24 horas por dia até as 13h de sábado, quando os portões serão abertos e o público estimado em 20 mil pessoas vai curtir mais de dez horas de música ao vivo, os brinquedos do Playcenter e outras atrações do Planeta Terra 2010.
Planeta Terra Festival
Marcado no calendário dos fãs de música, o Planeta Terra Festival se tornou um dos eventos mais aguardados do segundo semestre.
Depois de trazer nomes como Lily Allen, Kasabian, Kaiser Chiefs, The Offspring, Foals, The Breeders e Bloc Party, o festival se mudou para o Playcenter, em 2009, e juntou grandes nomes da música aos brinquedos do parque na capital paulista.
Em sua última edição, nomes como Iggy & The Stooges, Sonic Youth, Primal Scream, Maximo Park, The Ting Tings, Metronomy, Patrick Wolf e os brasileiros do Macaco Bong, Móveis Coloniais de Acaju e Copacabana Club embalaram o público.
Neste ano, os shows ficam por conta de Smashing Pumpkins, Pavement, Phoenix, Yeasayer, Hot Chip, Empire of the Sun e outros grupos. Os ingressos já estão esgotados.
Planeta Terra ao vivo em HD e em 4 canais simultâneos
O Terra transmite o Planeta Terra Festival ao vivo a partir das 15h30 deste sábado (20/11). Serão 4 canais em vídeo simultâneos, um deles em HD (High Definition). Kid Vinil, Bárbara Thomas, Gastão Moreira, Patrícia Travassos e Jonas Almeida comandam a transmissão, que será realizada também para a América Latina e EUA.http://www.xfm.com.br/
Ouça a rádio do Planeta Terra grátis no Sonora
Caminhando entre os brinquedos do Playcenter vemos que os caixas e a estrutura dos bares também estão quase prontos, com as placas indicando os preços dos comes e bebes sendo colocadas. Um pouco mais a frente está o estúdio da Terra TV, que vai transmitir o Planeta Terra 2010 ao vivo em alta definição. A estrutura já está pronta e os equipamentos estão sendo montados.
Projeções no Sonora Main Stage
Ao chegar à área do Sonora Main Stage o que chama a atenção é o tamanho do palco, que também está com a estrutura pronta. São 69 metros de comprimento e 24 de altura, e uma enorme tela branca é estendida nas laterais, onde serão projetadas imagens dos show audiovisual, que vai animar os intervalos dos shows. No meio do estacionamento do Playcenter, que serve de pista, sobe a torre de onde as imagens serão projetadas.
A movimentação das equipes de montagem das estruturas, dos equipamentos de som e da produção em geral é intensa, apesar da ameaça de chuva. Carrinhos elétricos como os que retiram jogadores contundidos do campo em grandes estádios, são usados para chegar rápido de um ponto a outro do parque.
No backstage, a área dos camarins já está com os nomes das bandas na porta de cada módulo. A equipe da Gabisom, empresa responsável pelo sistema de som de 600 mil watts de potência, começa a descarregar carretas lotadas de caixas pretas. Na lateral da pista, a área VIP começa a tomar forma. E no fundo da pista, coberto por um grande pano preto, está o busão Nokia, onde o vencedor da promoção da Nokia vai receber os amigos que convidar.
As equipes vão continuar trabalhando 24 horas por dia até as 13h de sábado, quando os portões serão abertos e o público estimado em 20 mil pessoas vai curtir mais de dez horas de música ao vivo, os brinquedos do Playcenter e outras atrações do Planeta Terra 2010.
Planeta Terra Festival
Marcado no calendário dos fãs de música, o Planeta Terra Festival se tornou um dos eventos mais aguardados do segundo semestre.
Depois de trazer nomes como Lily Allen, Kasabian, Kaiser Chiefs, The Offspring, Foals, The Breeders e Bloc Party, o festival se mudou para o Playcenter, em 2009, e juntou grandes nomes da música aos brinquedos do parque na capital paulista.
Em sua última edição, nomes como Iggy & The Stooges, Sonic Youth, Primal Scream, Maximo Park, The Ting Tings, Metronomy, Patrick Wolf e os brasileiros do Macaco Bong, Móveis Coloniais de Acaju e Copacabana Club embalaram o público.
Neste ano, os shows ficam por conta de Smashing Pumpkins, Pavement, Phoenix, Yeasayer, Hot Chip, Empire of the Sun e outros grupos. Os ingressos já estão esgotados.
Planeta Terra ao vivo em HD e em 4 canais simultâneos
O Terra transmite o Planeta Terra Festival ao vivo a partir das 15h30 deste sábado (20/11). Serão 4 canais em vídeo simultâneos, um deles em HD (High Definition). Kid Vinil, Bárbara Thomas, Gastão Moreira, Patrícia Travassos e Jonas Almeida comandam a transmissão, que será realizada também para a América Latina e EUA.http://www.xfm.com.br/