Red Bull desbanca a Ferrari na mídia
Não é só nas pistas que a busca pelo título tem gerado disputas ferrenhas entre Ferrari e Red Bull. Quando o assunto é a exposição na mídia ambas também disputam cada espaço disponível e a atenção do público concumidor. E de acordo com o último estudo da agência Margaux Matrix sobre a presença das marcas na televisão, a Red Bull está levando a melhor sobre a rival Ferrari na temporada 2010.
A empresa analisou as transmissões das 15 etapas disputadas até aqui e a Red Bull vem liderando com 4 horas e 27 minutos de exposição, enquanto a Ferrari teve apenas 55 minutos. Claro que o desempenho dos pilotos e carros nas pistas tem influência fundamental neste tipo de trabalho, já que na maior parte do tempo a transmissão foca suas câmeras nos líderes das provas. Além disso, a Red Bull também ganha em visibilidade com a Toro Rosso, sua “segunda equipe”.
A Red Bull vendeu cerca de 4 bilhões de latinhas de energético no ano passado e vem investindo algo em torno de US$ 135 milhões desde 2005 na Fórmula 1 (30 a 40% da verba de marketing, segundo eles), quando passou a ter a sua própria escuderia. Alguns especialistas acreditam que a Toro Rosso deverá ser negociada em breve, mas a empresa nega, já que depois de gastar US$ 675 milhões nos últimos cinco anos finalmente ela atingiu um lugar de grande destaque.
No ranking de exposição, a Red Bull perde apenas para a LG, uma das principais patrocinadoras do circuito e também de algumas equipes, a LG teve incríveis 11 horas de cobertura.
E vale lembrar que no Brasil a Red Bull ainda enfrenta a tola resistência da Rede Globo durante as transmissões e matérias, já que a emissora se recusa a falar o nome da escuderia, ao contrário da mídia do mundo todo. E mais, por que fala Ferrari, Renault, Mercedes…? Para aqueles que justificam dizendo que estas são marcas do setor automobilístico, por que então falavam Benetton? Bem, isso é assunto para outro post.
foto: Getty Images
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