Participe do debate online sobre o Código Florestal dia 05/04
Conheça as Empresa Patrocinadoras
As empresas patrocinadoras financiam florestas a partir de 15.000 árvores,suficientes, por exemplo, para reflorestar uma faixa de 30 metros de largura (o mínimo exigido por lei) ao redor de uma represa com cerca de 1 quilometro de diâmetro, e para compensar pela emissão de uma frota de cerca de 680 carros circulando 10.000 km por ano durante 10 anos.
Entre os benefícios dados às empresas patrocinadoras estará a representação visual de suas florestas neste site, e o selo Florestas do Futuro em peças institucionais e corporativas como anúncios, comerciais de TV e cinema, folhetos, folders, posters, cartazes, materiais de divulgação interna, anual report, balanço social, além de seu papel carta, envelopes, memos, intranet e website, de forma que a sociedade possa reconhecer quais são as empresas empenhadas na recuperação de nosso meio ambiente.
Saiba como participar.
Na terça-feira, dia 05 de abril, às 14h (horário de Brasília), a SOS Mata Atlântica promove em sua rede social um debate online sobre as mudanças no Código Florestal Brasileiro. Participe, conheça os riscos que as alterações propostas trazem para a população brasileira e saiba como ajudar a proteger a nossa legislação ambiental. Mário Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, e um convidado especial falarão dos últimos acontecimentos relativos ao Código, os próximos eventos e mobilizações ligados à questão e como as pessoas podem contribuir com a causa. Para participar do bate-papo, basta se cadastrar em http://www.conexaososma.org.br/ e acessar a rede no horário marcado. Além de conferir a transmissão da conversa, quem quiser pode ajudar na entrevista, enviando as perguntas antecipadamente por texto ou por vídeo, ou participando do chat durante o evento. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para sosma@educartis.com.
Código Florestal tem agenda movimentada no Congresso
Nesta terça (29/03) as Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e de Agricultura e Reforma Agrária realizaram audiência pública conjunta para ouvir o deputado Aldo Rebelo sobre o Código Florestal. E às 16 horas, o grupo de Trabalho sobre o Código Florestal discute notas técnicas sobre o substitutivo ao PL 1.876/99, aprovado pela Comissão Especial do Código Florestal, no Plenário 15. A SOS Mata Atlântica vai entregar ao GT uma nota técnica para análise, fruto de recomendações acerca do Projeto de Lei em discussão. As mudanças no Código Florestal, propostas pelo relatório do deputado Aldo Rebelo, podem ser votadas já em março no Congresso. Especialistas alertam que a biodiversidade e a vida humana correm riscos com as alterações, que anulam conquistas da legislação ambiental como a proteção da vegetação em topos de morros, encostas e margens de rios. Essa semana, as ONGs envolvidas no movimento SOS Florestas lançaram um vídeo alertando para os perigos das mudanças no Código (clique aqui e assista). Leia mais sobre o Código Florestal aqui.
Últimos dias da exposição “Sua Mata, Sua Casa’’ em Maceió. Salvador é a próxima capital a sediar a iniciativa
A exposição interativa “Sua Mata, Sua Casa” permanece em Maceió até esta quinta (31/03), no Maceió Shopping, das 10h às 22h. Em abril, é a vez de Salvador receber a mostra, que estará aberta à visitação na capital baiana a partir do dia 7 de abril (sexta), no 1° piso do Shopping Barra. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. A cerimônia de abertura acontece às 19h do dia 7 de abril. O projeto comemora os 25 anos da SOS Mata Atlântica e destaca como essa floresta está relacionada ao dia a dia dos brasileiros. Os visitantes podem aprender mais sobre a Mata de maneira divertida e interativa, através de instalações, iPADs, mesas multi-touch, etc. Completam a programação outras atividades como shows, bike reportagens, debates sobre políticas públicas, etc. A iniciativa conta com o patrocínio de Bradesco Cartões e Natura e apoio local dos shopping centers. Outras informações estão no site e no blog da SOS Mata Atlântica.
Viva a Mata 2011: diversas atrações já estão confirmadas
Principal evento promovido pela Fundação, o Viva a Mata desse ano já possui diversas atrações confirmadas. A sétima edição da mostra comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio) e também os 25 anos da SOS Mata Atlântica com uma programação especial. As atividades ocorrerão no Parque Ibirapuera, em São Paulo, de 20 a 22 de maio de 2011, com patrocínio do banco Bradesco e da Natura. O objetivo é promover a troca de experiências entre os que lutam pela Mata Atlântica, bem como sensibilizar e conscientizar a sociedade. “Durante um fim de semana, milhares de pessoas tem a oportunidade de visitar, em um mesmo lugar, projetos ambientais interessantes e iniciativas que visam a sustentabilidade, vindos das mais diversas regiões do país”, afirma Márcia Hirota, diretora da SOS Mata Atlântica. Acesse o portal da SOS Mata Atlântica para conferir as atrações já confirmadas deste ano e participe! Grupos e escolas podem visitar o evento acompanhados por monitores, basta agendar a visita pelo email educacao@sosma.org.br.
Está no Rio de Janeiro? Inscreva-se na Ação Voluntária do dia 16/04!
A SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão recrutando interessados em participar da Ação Voluntária no Rio de Janeiro, a ser realizada no dia 16 de abril (sábado) na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim. Cerca de 40 voluntários poderão conhecer a reserva e apoiar a restauração da mata ciliar, ajudando no plantio de 350 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. De acordo com Beloyanis Monteiro, coordenador de Mobilização da SOS Mata Atlântica, esta é a terceira ação voluntária realizada na APA em parceria com o Programa Costa Atlântica, também da Fundação. “Nosso objetivo é informar à população carioca sobre a importância dessa área protegida de Mata Atlântica para o Rio de Janeiro. Restam, no Estado, apenas 18,3% do Bioma, portanto é importante que as pessoas conheçam o trabalho desenvolvido nessa APA tão próxima à capital”, diz Bellô. A SOS Mata Atlântica e o ICMBio disponibilizarão transporte até a APA e alimentação. “É importante que cada voluntário use roupas leves, protetor solar e repelente”, observa o coordenador. Os interessados devem entrar em contato pelo email acaovoluntaria@sosma.org.br. As vagas são limitadas e a idade mínima para participar do evento é 18 anos. A iniciativa tem o apoio do Sesc Rio, Cooperativa de Pescadores e Familiares e da APA de Guapimirim e patrocínio da Fundação Toyota do Brasil.
Projeto “A Mata Atlântica é Aqui” inicia preparação para novo ciclo de viagens
Neste domingo, o projeto “A Mata Atlântica é Aqui” encerrou seu segundo ciclo anual, em Caravelas, na Bahia. Neste período, iniciado em maio de 2010, mais de 11 mil quilômetros foram percorridos, 36 cidades foram visitadas e 39 corpos d’água foram monitorados. “Este ciclo, que percorreu as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país, foi muito importante para a divulgação da Mata Atlântica. Mais de 120 mil pessoas puderam conhecer um pouco mais sobre o Bioma onde vivem”, destaca Camila Plaça, coordenadora do projeto. Uma das realizações neste ciclo foi selada em janeiro deste ano, quando a iniciativa alcançou no Piauí o marco de ter visitado todos os 17 estados brasileiros com área de Mata Atlântica. Agora o caminhão está sendo totalmente revisto. O próximo ciclo de viagens será inaugurado em maio de 2011, durante o Viva a Mata, e o caminhão vai ganhar cara e atrações novas. Enquanto maio não chega, vale relembrar no blog da SOS Mata Atlântica as aventuras da equipe itinerante. Para mais informações escreva para itinerante@sosma.org.br . O projeto tem o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus e conta com apoio de ONGs, projetos e órgãos públicos a cada cidade por onde passa.
História
1992: marco da discussão ambiental no Brasil e no mundo
Em 1992, no Rio de Janeiro, representantes de quase todos os países do mundo reuniram-se para tomar decisões em prol da conservação ambiental e da sobrevivência das futuras gerações na ECO-92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada entre 3 e 14 de junho daquele ano. O foco foi o desenvolvimento sustentável e importantes resoluções e decisões resultaram do evento, como a Carta da Terra; as convenções de Biodiversidade, Desertificação e Mudanças climáticas; e a Agenda 21. Nesse cenário, a SOS Mata Atlântica e o Inpe lançaram, durante a Cúpula, o Atlas com os primeiros dados sobre o ritmo de desmatamento da Mata Atlântica, relativo ao período de 1985 a 1990, com patrocínio do banco Bradesco, das Indústrias Klabin de Papel e Celulose e da Metal Leve. No mesmo ano, o deputado federal Fábio Feldmann apresentou o Projeto da Lei da Mata Atlântica, que estabeleceu as regras para proteção e exploração sustentável do Bioma, com apoio da SOS Mata Atlântica; e o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) aprovou o conceito de Domínio da Mata Atlântica, estendendo a proteção à vegetação em regeneração. 1992 foi também o ano de criação da Rede de ONGs da Mata Atlântica, primeira no País a articular a sociedade civil em torno de um bioma, tendo a SOS Mata Atlântica como a ONG-sede em seus primeiros anos. Outra iniciativa que marcou o ano da Eco-92 foi o lançamento, pela Fundação, do primeiro guia de denúncias Agressões ao Meio Ambiente – Como e a Quem Recorrer – com patrocínio da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Quase 20 anos depois, a SOS Mata Atlântica segue defendendo em suas ações os princípios que foram discutidas na Rio-92. Para conferir outros capítulos da nossa história já abordados nesta sessão, clique aqui.
Florestas do Futuro Blog Loja Virtual Filiação
Fundação SOS Mata Atlântica
Avenida Paulista, 2073 - São Paulo - SP
Fone: 11-3262-4088
info@sosma.org.br
www.sosma.org.br Apoio:
http://feeds.feedburner.com/RadioXfm989Sp-br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
www.xfm.com.br