PS do Jacira vira caso de Polícia. Ter, 08 de Março de 2011 07:17 0 Comentários Compartilhar 0Uma morte no último sábado, desrespeito e falta de atenção no domingo foram os principais motivos para deixar em evidência a falta de recursos e médicos na saúde de Itapecerica da Serra. O Pronto Socorro do Jardim Jacira, virou caso de Polícia neste final de semana. Dois boletins de ocorrência foram registrados pelos moradores que se sentiram prejudicados e que exigem respeito e um atendimento de qualidade.
Jovem e cheio de vida, assim era Diego, que morreu precocemente no último sábado, 5, depois de passar mal a semana inteira, ser medicado e liberado pelo menos três vezes, a última pelo Doutor Cristobal, segundo Jocina Maria dos Santos, esposa de Diego de 20 anos.
“Ele estava sentindo muita dor no peito e nas costas, levei ele três vezes no PS, mas em vez dos médicos encaminharem ele a outro hospital para receber um atendimento e ser tratado devidamente, o medicaram e liberaram para voltar pra casa. Ele falou para o doutor que estava com falta de ar. Ele [o doutor] falou que não era nada. “Você vai embora que você vai ficar bem”, disse. Tenho certeza que era problema no coração, ele morreu enquanto arrumava o pneu do carro no sábado. Ele tinha acordado bem, tomou uma sopa, saiu e depois não voltou mais”, contou Jocina Maria dos Santos.
No domingo, dia 06, outro caso chamou a atenção da Reportagem do Jornal na Net. Cintia Aparecida Soares levou o seu marido, que é cadeirante, para receber atendimento no Pronto Socorro do Jacira, após uma queda do andador no último sábado. “Chegando ao consultório do Doutor, um raio X foi pedido e meu marido foi medicado, mas apesar disso, o Doutor maltratou e desrespeitou meu marido e a mim, nos chamando de pinguços, cachaceiros e dependentes químicos. Pedi respeito e disse a ele que não era da sua conta o que fazíamos, então ele tomou da minha mão a medicação e o raio X, e saiu pelas portas do fundo, onde entrou no seu carro e foi embora”, explicou.
Reivindicando pelos seus direitos, Cintia chamou os integrantes da Guarda Civil Municipal CE (classe especial) Domingues e GCM Tonhole que depois de tomarem ciência dos fatos, encaminharam Cintia e seu marido ao Distrito Policial de Itapecerica da Serra, onde foi elaborado o Boletim de Ocorrência.
Segundo as denúncias, ambos os casos envolvem o mesmo médico, o Doutor Cristobal. “Ele não examina e não conversa com o paciente. Desrespeita todo mundo e ainda por cima, não dá a atenção necessária para o paciente”, denunciaram as vítimas, citadas na matéria.
Após as denúncias, a Reportagem do Jornal na Net, em busca de respostas e esclarecimentos, foi ao Pronto Socorro do Jacira, onde constatou outras versões para ambos os casos. “O acontecimento de sábado se deu devido ao jovem cair da laje, ele era drogado e já chegou morto ao Ps. Já o caso deste domingo, quem foi desrespeitado não foi o paciente e sim o Doutor, que sofreu pressão em relação ao seu trabalho e ainda foi ameaçado. A mulher do paciente gritou e ainda saiu atrás dele, anotando a placa de seu carro e dizendo que ia à Delegacia para fazer um B.O, ele não voltou a trabalhar” explicou uma funcionária do PS que não quis se identificar.
Em visita ao PS do Jacira, mas proibida de tirar fotos, a reportagem conheceu as instalações, e encontrou um prédio escuro, sujo e bagunçado. Foi possível notar, a falta de lençóis, pois as camas são cobertas com papel, cadeiras de rodas antigas e mal conservadas, uma banheira para o atendimento das crianças e que banheiro dos pacientes fica do lado de fora, aberto 24 horas. Além disso, confirmamos a denúncia de que somente um médico estava de plantão, no último domingo.
“Os médicos que trabalham aqui, já não querem mais permanecer na unidade, devido às ameaças que recebem dos moradores. Só na última semana perdemos dois médicos que pediram demissão. De fevereiro para cá, mais dois foram embora. Portanto quatro médicos a menos no PS. A população deve pedir sim por mais médicos, equipamentos e, além disso, exigir que o novo Pronto Socorro comece a funcionar rapidamente, não quebrar esse e ainda colocar a culpa toda nos médicos que estão aqui para ajudar”, comentou uma colaboradora e membro da Comissão de Saúde da cidade.
Toda a dificuldade enfrentada pelos moradores do bairro quando precisam de atendimento, poderia ser evitada se a nova unidade de saúde que foi inaugurada no dia 30 de junho de 2010 funcionasse.
Apesar de já estar construída e visivelmente adequada para ser equipada e ainda receber os moradores, as portas estão fechadas ainda com correntes.
No entanto, a nova unidade, maior do que a antiga, apesar de não estar aberta e apta para atender os moradores, devido a falta de equipamentos, já apresentou problemas na sua estrutura, segundo denúncias. “O chão de algumas salas já precisaram de reforma, pois o piso está saindo. A sala de raio X é tão pequena que não cabe os aparelhos necessários”.
Em entrevista concedida a Rede Globo, transmitida no último sábado, a superintendente de Saúde de Itapecerica da Serra, Michele Sales, reconheceu que a estrutura da unidade que está em funcionamento é antiga e que precisa de mais médicos [segundo apurou a Reportagem do Jornal na Net, o PS conta com três médicos por dia]. Em relação ao novo prédio, disse apenas que ele foi inaugurado e que deve entrar em funcionamento até o final do ano. E quanto à morte do paciente, no último sábado, Michele disse que vai investigar se houve negligência no atendimento prestado.
http://www.xfm.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
www.xfm.com.br