Interior disputa novo aeroporto de São Paulo http://www.aeroportodeitapecerica.com.br
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Jundiaí teria preferência em razão da proximidade da capital.
Mas há limitações para a ampliação do aeroporto local.
Hotel Terras Alata itapecerica da serra,SP-Brasil
EDUARDO CUCOLO
Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí. Ao fundo, a Serra do Japi. (Foto: Divulgação)O anúncio da construção de um terceiro grande aeroporto para atender a capital paulista desencadeou a disputa sobre o local a ser escolhido. Jundiaí, a 60 quilômetros de São Paulo, lidera as apostas.
A cidade abriga o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, que leva o nome do fundador da TAM, morto em 2001 em um acidente de helicóptero. O aeroporto poderia ser ampliado para receber os vôos de Congonhas.
Novo aeroporto pode demorar até dez anos
Após 22 anos, Guarulhos segue incompleto
Bahia tem maior aeroporto privado do país
Quando anunciou a decisão de construir o novo aeroporto, três dias após o acidente da TAM, a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, disse que o local não seria anunciado, para evitar especulação imobiliária.
Mas, em depoimento à CPI do Apagão Aéreo, no dia 24 de maio, o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, citou três cidades que já seriam alvo de estudos: Itapecerica da Serra, Franco da Rocha e Jundiaí.
O Aeroporto de Jundiaí possui uma pista de 1.400 metros, menor que os quase 2.000 metros de Congonhas. Segundo a Secretaria de Transportes de São Paulo, há estudos que apontariam a possibilidade de se ampliar a pista em mais 400 metros. A prefeitura se diz favorável ao projeto.
Divulgação
Veja onde estão localizados os aeroportos regionais administrados pelo governo do estado de São Paulo. (Foto: Divulgação) Outros candidatos
Também se cogita a ampliação de outros aeroportos estaduais, como os de Bragança Paulista, Itanhaém e Sorocaba. Outro candidato é o de São José dos Campos, administrado pela Infraero. O problema, nesses casos, é a distância em relação a São Paulo. Jundiaí é o mais próximo da capital.
Itapecerica da serra a cidade mais cresce na Grande São Paulo mais falta muito para decolar a cidade apesar de ter sempre eslogam como boa por Natureza ,Rumo ao futuro, esta longe disso esta 20 anos atrasada faltam infra estrutura em todos os setores
Itapecerica da serra sai na fretente Rodoanel Br 116 e proximidade com São Paulo
Revista Veja
Mesmo assim, o aeroporto tem restrições para ampliação, com a Serra do Japi, ao fundo, e uma região irregular (um barranco) na frente. Há também o problema de falta de área de escape e de espaço para construção de uma pista auxiliar.
“São José já tem uma pista boa e seria um e excelente candidato, mas é distante de São Paulo. Expandir Viracopos demanda uma linha de trem. Jundiaí é interessante, mas não possui tanta possibilidade de expansão”, diz Anderson Robeiro Correia, professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Divulgação
Foto da praça Santos Dumont, com o avião que se tornou uma sala de cinema. (Foto: Divulgação)Existe ainda a possibilidade de se buscar um terreno numa cidade sem aeroporto. Pelo menos um município já demonstrou interesse: Araçariguama (a 45 km da capital paulista), que já anunciou possuir vários terrenos para serem estudados.
Segundo a prefeitura, são terrenos equivalentes a “cinco Congonhas”, dois municipais e um estadual, que poderiam ser doados sem ônus para a obra.
Por enquanto, a única experiência da cidade com a área aeronáutica é um avião localizado em um morro à margem da rodovia Castello Branco. Trata-se de uma aeronave turbo hélice que foi utilizada pelo presidente Juscelino Kubitscheck e depois pela Vasp. O avião foi comprado pela prefeitura e transformado em cinema.
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Jundiaí teria preferência em razão da proximidade da capital.
Mas há limitações para a ampliação do aeroporto local.
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Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí. Ao fundo, a Serra do Japi. (Foto: Divulgação)O anúncio da construção de um terceiro grande aeroporto para atender a capital paulista desencadeou a disputa sobre o local a ser escolhido. Jundiaí, a 60 quilômetros de São Paulo, lidera as apostas.
A cidade abriga o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, que leva o nome do fundador da TAM, morto em 2001 em um acidente de helicóptero. O aeroporto poderia ser ampliado para receber os vôos de Congonhas.
Novo aeroporto pode demorar até dez anos
Após 22 anos, Guarulhos segue incompleto
Bahia tem maior aeroporto privado do país
Quando anunciou a decisão de construir o novo aeroporto, três dias após o acidente da TAM, a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, disse que o local não seria anunciado, para evitar especulação imobiliária.
Mas, em depoimento à CPI do Apagão Aéreo, no dia 24 de maio, o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, citou três cidades que já seriam alvo de estudos: Itapecerica da Serra, Franco da Rocha e Jundiaí.
O Aeroporto de Jundiaí possui uma pista de 1.400 metros, menor que os quase 2.000 metros de Congonhas. Segundo a Secretaria de Transportes de São Paulo, há estudos que apontariam a possibilidade de se ampliar a pista em mais 400 metros. A prefeitura se diz favorável ao projeto.
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Veja onde estão localizados os aeroportos regionais administrados pelo governo do estado de São Paulo. (Foto: Divulgação) Outros candidatos
Também se cogita a ampliação de outros aeroportos estaduais, como os de Bragança Paulista, Itanhaém e Sorocaba. Outro candidato é o de São José dos Campos, administrado pela Infraero. O problema, nesses casos, é a distância em relação a São Paulo. Jundiaí é o mais próximo da capital.
Itapecerica da serra a cidade mais cresce na Grande São Paulo mais falta muito para decolar a cidade apesar de ter sempre eslogam como boa por Natureza ,Rumo ao futuro, esta longe disso esta 20 anos atrasada faltam infra estrutura em todos os setores
Itapecerica da serra sai na fretente Rodoanel Br 116 e proximidade com São Paulo
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Mesmo assim, o aeroporto tem restrições para ampliação, com a Serra do Japi, ao fundo, e uma região irregular (um barranco) na frente. Há também o problema de falta de área de escape e de espaço para construção de uma pista auxiliar.
“São José já tem uma pista boa e seria um e excelente candidato, mas é distante de São Paulo. Expandir Viracopos demanda uma linha de trem. Jundiaí é interessante, mas não possui tanta possibilidade de expansão”, diz Anderson Robeiro Correia, professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Divulgação
Foto da praça Santos Dumont, com o avião que se tornou uma sala de cinema. (Foto: Divulgação)Existe ainda a possibilidade de se buscar um terreno numa cidade sem aeroporto. Pelo menos um município já demonstrou interesse: Araçariguama (a 45 km da capital paulista), que já anunciou possuir vários terrenos para serem estudados.
Segundo a prefeitura, são terrenos equivalentes a “cinco Congonhas”, dois municipais e um estadual, que poderiam ser doados sem ônus para a obra.
Por enquanto, a única experiência da cidade com a área aeronáutica é um avião localizado em um morro à margem da rodovia Castello Branco. Trata-se de uma aeronave turbo hélice que foi utilizada pelo presidente Juscelino Kubitscheck e depois pela Vasp. O avião foi comprado pela prefeitura e transformado em cinema.
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