https://www.reclameaqui.com.br/empresa/brazil-copos/

https://www.reclameaqui.com.br/empresa/brazil-copos/

quarta-feira, 25 de maio de 2011

cos da Mata nº 327 - Retrocesso na legislação: mudanças no Código Florestal são aprovadas na Câmara

Click Árvore Voluntariado Rede das Águas Aliança Mata Atlântica




Retrocesso na legislação: mudanças no Código Florestal são aprovadas na Câmara



As alterações propostas para o Código Florestal foram aprovadas na noite de ontem (24/5) na Câmara dos Deputados em Brasília. O próximo passo será a votação no Senado. O texto aprovado traz inúmeros pontos controversos, como permissão para plantio em áreas de preservação permanente e anistias para quem já desmatou em suas propriedades. Mas algumas das mudanças aprovadas ainda podem ser alteradas durante a votação no Senado, para onde o texto será encaminhado agora, e também vetadas pela presidente Dilma Rousseff. “A mobilização tem que continuar e se intensificar. No último domingo, reunimos no Ibirapuera mais de 1.500 pessoas, cidadãos comuns, movimentos e personalidades como a ex-senadora Marina Silva, para mostrar que não aceitamos esse imenso retrocesso na legislação ambiental”, ressalta Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica. Acompanhe as notícias sobre o Código e saiba como ajudar nas mobilizações em www.sosma.org.br, http://www.sosflorestas.com.br/ e http://www.observatorioparlamentar.org.br/.



De visual novo, caminhão do projeto itinerante “A Mata Atlântica é Aqui” inicia em Jacareí seu terceiro ciclo de viagens





Já começou mais uma viagem do projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da SOS Mata Atlântica. Jacareí (SP) é a primeira cidade a receber o terceiro ciclo da exposição. Entre os dias 25 e 29 de maio (semana da Mata Atlântica), o caminhão adaptado pela ONG para atividades de educação ambiental e mobilização, estará com sua equipe de biólogos e educadores ambientais, e de visual novo, no Parque da Cidade (Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino) com diversas atrações gratuitas, como palestras, oficinas, jogos educativos, análise de água, exibições de filmes e muito mais. Confira a programação completa no blog da SOS Mata Atlântica. A iniciativa conta com o patrocínio da Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus, e apoio local da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Projeto Beija-Flor. Após Jacareí, o projeto seguirá para Taubaté, onde fica de 1º a 5 de junho, na Praça Santa Teresinha, no centro da cidade.



Viva a Mata comemorou os 25 anos da Fundação com mais de 90 mil visitantes





A sétima edição do Viva a Mata – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica – reuniu no último final de semana cerca de 90 mil pessoas no Parque Ibirapuera, em São Paulo, para comemorar os 25 anos da SOS Mata Atlântica, organizadora do evento, e também marcar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio). A iniciativa teve patrocínio do Bradesco e da Natura. A solenidade de abertura ocorreu na quinta-feira (19/5) com diversas personalidades, como o apresentador Carlos Tramontina, mestre de cerimônias voluntário; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; a atriz Regina Casé; o diretor de TV, Estevão Ciavatta; o sambista Arlindo Cruz e a cantora Wanessa, embaixadora da Fundação. Na ocasião, a SOS Mata Atlântica homenageou algumas das pessoas que contribuíram nos seus 25 anos de luta, como a ex-senadora Marina Silva; o professor Paulo Nogueira Neto; os empresários Marcelo Noronha, diretor da Bradesco Cartões; Waldir Beira Júnior, vice-presidente da Ypê; e Guilherme Leal, fundador da Natura; o coordenador de voluntariado da ONG, Bellô Monteiro, dentre outros. Em seus três dias de atividades, o Viva a Mata reuniu mais de 100 expositores, debates e atrações ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Além disso, o evento trouxe também atividades paralelas e novidades, como o TEDx Mata Atlântica (confira o vídeo a partir de 31/5 na Conexão Mata Atlântica) e o Desafio de Mobilidade Urbana . No desafio, quatro pessoas partiram do Shopping Metrô Tatuapé com destino ao Viva a Mata, cada uma delas por um meio de locomoção diferente (carro, bicicleta, moto e transporte público). O resultado pode ser conferido em www.sosma.org.br/blog. Saiba mais sobre o que aconteceu no evento no portal e no blog da Fundação.



Manifestação SOS Florestas em defesa do Código Florestal marcou o último dia do Viva a Mata





Na manhã do último dia do Viva a Mata (domingo, 22/5), cerca de 1.500 manifestantes se reuniram no Monumento às Bandeiras, em frente ao Parque Ibirapuera, para protestar contra as alterações no Código Florestal propostas por projeto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB – SP). A manifestação foi organizada pelo movimento SOS Florestas. Participaram da mobilização dezenas de ONGs, como WWF Brasil, Greenpeace, Pau Brasil, Ecosurf, Reserva da Biosfera, Amigos do Futuro e Instituto Anendeporâ, entre outros. No local, alguns políticos, contrários às alterações, manifestaram sua opinião sobre o projeto de Aldo Rebelo. Marina Silva, presente à manifestação, afirmou que um grupo de ex-ministros, de diversos partidos, incluindo Carlos Minc, Sarney Filho, Rubens Ricupero, Paulo Nogueira Neto, dentre outros, assinaria uma carta em legítima defesa da legislação ambiental brasileira, que foi entregue à presidente Dilma Rousseff na segunda-feira. “A presidente Dilma se comprometeu, durante o segundo turno das eleições, que vetaria qualquer lei que ampliasse o desmatamento. Esperamos, então, que ela não permita que esse projeto seja aprovado”, disse. Durante o Viva a Mata, a SOS Mata Atlântica também recolheu 4.500 assinaturas em um abaixo-assinado contra mudanças no Código Florestal.



Inscrições abertas para X Edital do Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica



O Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da Mata Atlântica está com inscrições abertas para seu X Edital de Projetos até o dia 20 de junho de 2011 (data de postagem no correio). Coordenado pelas ONGs Conservação Internacional, Fundação SOS Mata Atlântica e The Nature Conservancy (TNC), o Programa destinará um total de R$ 500 mil a projetos de criação de RPPNs e projetos de elaboração ou implementação de planos de manejo para essas reservas. Podem participar da seleção, proprietários de terra de todas as regiões de abrangência da Mata Atlântica, assim como organizações não governamentais. A iniciativa visa contribuir para o aumento da área de Mata Atlântica protegida, fomentando a criação de novas Reservas Particulares, e para a efetiva gestão das RPPNs existentes no Bioma, fortalecendo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Para acessar o Edital com todas as informações necessárias à inscrição de projetos, clique aqui .Mais detalhes no site da Fundação.



TEDx Vila Madá discute meio ambiente e sustentabilidade nesta quinta. Participe!





Nesta quinta (26/05), o TEDxVilaMadá leva ao palco do Teatro da Vila Madalena o tema meio ambiente, estimulando a percepção das pessoas sobre os problemas e as soluções que cercam o desenvolvimento sustentável. A Fundação SOS Mata Atlântica é apoiadora oficial do evento, que trará cinco histórias inspiradoras para reflexão sobre a atitude com relação ao meio ambiente e à sustentabilidade. Os palestrantes são Ailton Krenak, militante indigenista; Bellô Monteiro, coordenador de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica; Enrique Hortega, professor e pesquisador da UNICAMP; Gabrielle Brandão, fundadora do Instituto Ambiental Gabrielle Brandão; e Sandro Rodrigues, coordenador da Cooperaacs. O evento também terá a apresentação musical de Leonardo Mello acompanhado de Tânia Pfier, e a exposição cultural de Mauro Andriole. O evento será transmitido ao vivo na Conexão Mata Atlântica. Caso queira acompanhar o TEDx presecialmente, cadastre-se na comunidade TEDxVilaMadá e siga as instruções de participação.



Semana Nacional da Mata Atlântica 2011 acontece em Curitiba a partir desta quarta



A Semana Nacional da Mata Atlântica será em solo paranaense em 2011. De 25 a 27 de maio, o evento ocorre na sede da Rádio e Televisão Educativa do Paraná (Rua Júlio Perneta, 659, Mercês, Curitiba), com uma programação especial alusiva ao Ano Internacional das Florestas, 20 anos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e 40 anos do programa “Homem e Biosfera” da UNESCO - Man and the Biosphere (MAB). Estarão presentes instituições que trabalham pela conservação e recuperação da Mata Atlântica, que discutirão políticas públicas de conservação e recuperação do Bioma, apresentando medidas e fortalecendo a articulação entre os distintos níveis do governo, da iniciativa privada e da sociedade civil, além de convidados internacionais. Confira a programação completa aqui.



SOS Mata Atlântica leva duas categorias do Prêmio GreenBest 2011!


A SOS Mata Atlântica agradece pelos votos recebidos para o Prêmio GreenBest 2011! Graças ao seu apoio, a Fundação foi vencedora, pelo voto popular, nas duas categorias em que concorreu: “Organizações Não Governamentais” e “Campanhas e Publicidade”. “Em um momento tão especial para a Fundação, seu aniversário de 25 anos, o reconhecimento do nosso trabalho pelo público é o melhor presente que poderíamos receber. E é uma honra receber esse prêmio junto com tantos nomes e organizações de peso no cenário socioambiental. O foco agora é trabalhar ainda mais pela Mata Atlântica e pela Sustentabilidade, nos próximos 25 anos”, afirma Ana Ligia Scachetti, diretora de Comunicação da ONG. Confira os ganhadores das demais categorias no site do GreenBest: http://greenbest.greenvana.com.



História
1999: Nasce a Aliança para a Conservação da Mata Atlântica



Em junho de 1999, o presidente da ONG Conservação Internacional, Russell Mittermeier, e o presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, Roberto Klabin, oficializaram a parceria entre as duas ONGs, na cidade de São Paulo. Nascia a Aliança para Conservação da Mata Atlântica, que permitiu o desenho de um novo plano de ação para a conservação do Bioma. Nesses 12 anos de atuação, a busca por mudanças no cenário de fragmentação da Mata esteve presente em estudos e projetos de conservação em parceria com a sociedade, governos, outras ONGs e institutos de pesquisa. Dentre as iniciativas da parceria, destacam-se ainda o Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da Mata Atlântica, que desde 2003 já apoiou a criação de 382 reservas, protegendo cerca de 26 mil hectares e a gestão de 78, que somam 16 mil hectares, além de ações em políticas públicas, capacitação e publicações; o Prêmio de Reportagem sobre a Mata Atlântica, que desde 2001 fomenta o jornalismo ambiental no Brasil e reconhece os jornalistas que cobrem temas ambientais; e a Iniciativa Mata Atlântica para as Áreas Protegidas, que visa apoiar e fortalecer a capacidade de gestão das Unidades de Conservação (UCs) públicas da Mata Atlântica, através de estudos sobre instrumentos econômicos para a sustentabilidade das UCs. Quer conferir outros capítulos e conquistas da nossa história já abordados nesta sessão? Clique aqui.



Florestas do Futuro Blog Loja Virtual Filiação



Fundação SOS Mata Atlântica

Avenida Paulista, 2073 - São Paulo - SP

Fone: 11-3262-4088

info@sosma.org.br

http://www.sosma.org.br/





http://feeds.feedburner.com/RadioXfm989Sp-br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

www.xfm.com.br